Uso das redes sociais na comunicação interna
Comunicação interna ainda é uma área de muitos desafios, ainda mais quando pensamos no uso ou não das redes sociais.
Pensando nisso, o Portal Comunicação Integrada conversou com Walter Motta Junior, Head of Global Partnerships da RIOT, sobre os dilemas e desafios do uso das redes sociais na comunicação com foco no colabodor.
Confira a entrevista com o especialista em marketing digital na íntegra.
E aproveite para refletir: como é o uso de redes sociais na sua comunicação interna?
Comunicação Integrada: Quais são os principais desafios do uso das redes sociais na comunicação interna?
Walter Motta: Variam de acordo com as indústrias observadas e suas respectivas “aptidões naturais” para compreensão da internet como um todo, embora seja, sim, possível traçar alguns desafios comuns entre elas: garantia de penetração (além de engajamento) na companhia, educação fundamental ao público menos familiarizado, estabelecimento de política/cartilha interna e direcionamentos para eventuais gestões de crise originadas justamente de práticas incoerentes.
Comunicação Integrada: Como abordar as regras na comunicação interna?
Walter Motta: Não existe um plano padrão escrito em pedras, mas é necessário tratar sobre tópicos que asseguram, acima de tudo, educação e respeito ao próximo, principalmente, em comunicações que possam extrapolar ambientes internos. Idealmente, os princípios gerais (afinal, regra é uma palavra muito forte) precisam estar disponíveis a todos de forma simples, sem complicações.
Visões da comunicação interna x redes
Um email contendo o PDF com as determinações (duas páginas no máximo) deve ser enviado a todos os colaboradores. Imprimir o arquivo e mantê-lo facilmente acessível em espaços comuns também ajuda a disseminar essa nova cultura organizacional. No final, a ideia é assegurar-se de que os colaboradores ajam dentro das raias do bom senso, utilizando os canais mais eficientes para cada tipo de demanda.
Orientado o uso na comunicação interna
Comunicação Integrada: Qual a importância de ter um manual?
Walter Motta: Criar padrões de atuação nas redes sociais a fim de tornar a intercomunicação profissional mais rápida, eficiente, objetiva e imune a possíveis problemas.
Comunicação Integrada: Além do manual, como os colaboradores podem ser orientados?
Walter Motta: Através de workshops, treinamentos e conversas informais lideradas pela gerência/diretoria, respondendo dúvidas e entendendo o contexto das pessoas.
Comunicação Integrada: Como erros nas redes sociais podem causar danos a imagem?
Walter Motta: As redes sociais possuem um poder único de viralizar conteúdo, para o bem e para o mal. O tráfego de informações é geralmente público — e quando não, pode facilmente tornar-se —, fator que pode provocar uma disseminação indesejada.
As pessoas estão mais exigentes e críticas do que nunca, por isso, é preciso ter cuidado, pois até mesmo interações inofensivas que contenham pitadas de austerismo podem acabar distorcidas na internet, podendo gerar danos à imagem de uma marca ou pessoa. A regra geral é sempre ser cortês, rápido e assumir os próprios erros.
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Texto: Isabela Pimentel
Imagem: Walter Motta / Arquivo Pessoal
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