Comunicação Interna

Propósito e gratidão: chaves do sucesso

Por: Isabela Pimentel11/set/2016
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Para que possam realizar suas atividades de forma plena, os profissionais precisam ter seus valores alinhados aos da empresa e conhecer bem qual o seu verdadeiro propósito.
 A especialista e pesquisadora da ciência da gratidão e desenvolvimento pessoal, Rafaela Tavolaro, explica que o propósito requer construção diária alinhada à essência e balanceada com os talentos de cada um.

“A observação cuidadosa do que você aceita ou não é muito importante. Assim, você nota se há congruência ou não entre ‘ o que fazer’  versus ‘o que você está fazendo’, aconselha. Para colocar energia nos projetos, ela aconselha que cada um transforme sua paixão em propósito.

“Se você está descontente em seu trabalho e quiser se aprofundar com seu propósito, dedique uma semana para pensar: quais são os seus talentos e paixões?  quais são as necessidades do mundo? como posso juntar essas coisas?”, aponta.

Ela afirma que quando não alinhamos nossos valores com os da empresa, acabamos deixando de usar o nosso máximo potencial e não conseguimos ter resultado satisfatório para as duas partes (nós e empresa).

“Crescemos aprendendo que precisamos estudar bastante, para fazer uma faculdade, um mestrado, um doutorado para conseguir um excelente trabalho e ganhar muito dinheiro para casar, ter filhos e viver com uma aposentadoria até o último dia de nossas vidas.

Acontece que esse padrão é furada. A maioria dos jovens hoje por volta de 30 anos estão insatisfeitos com o que fazem devido a escolha que fizeram (prematuramente) assim que terminaram os estudos escolares. Todos os coachees que atendi e ainda estão em processo comigo não gostam da profissão que escolheram. E eu não atendo uma faixa etária específica, muito menos uma classe social. E essas pessoas decidiram com a ajuda dos familiares, outros pelas crenças de que tal profissão daria dinheiro”, destaca.

Rafaela aconselha que o foco passe da reclamação para a gratidão no ambiente de trabalho

A pesquisadora cita que em 2013 foi feito um levantamento com mais de 2 mil americanos na Fundação John Templeton e se identificou que as pessoas são menos propensas a sentir ou expressão gratidão no trabalho do que em qualquer outro lugar. Também foi constatado nesse estudos que 93% consideram os chefes gratos mais propensos a ter sucesso e que apenas 18% pensam que a gratidão torna o líder fraco.

“A gratidão é uma excelente ferramenta para diminuir as reclamações,  pois quando procuramos atos para agradecer nos companheiros de trabalho, na empresa e todo esse meio, ao praticá-la,  exercemos uma atividade cerebral que é a mesma para o prazer e bem estar. Sendo assim, você automaticamente para de reclamar e de quebra ainda começa a gostar mais do seu trabalho”, explica.

A  orientadora profissional, master coach e consultora de processos de desenvolvimento humano, Alinne Ferreira, acredita que identificando diariamente seus propósitos os profissionais poderão trabalhar com mais felicidade e gratidão.

“Comece com uma autoobservação simples e escreva o  que você acredita serem suas qualidades, pontos fortes, talentos e habilidades. E avalie como estes talentos podem ajudar pessoas a fazerem o que amam”, pondera. A especialista apresenta o conceito de “trabalho com significado”  como um diferencial para a qualidade das entregas.

Alinne acredita que a gratidão pode contribuir para o planejamento de metas

Quando o profissional está desiludido com sua carreira por não saber com clareza quais são seus valores de vida, há um sentimento de incompatibilidade com os valores da empresa. “Quando falo valores empresariais não estou falando somente daqueles valores que ficam pendurados nos quadros da empresa ou descritos no site da mesma. Falo dos valores que são praticados diariamente na cultura empresarial e que na maioria das vezes não são percebidos e são repetidos automaticamente. Quando este alinhamento não é claro, perdemos em produtividade, motivação, entusiasmo e engajamento”, reforça.

A falta de alinhamento entre os valores corporativos e pessoais pode ser causada pela ausência de líderes influenciadores e inspiradores, falta de clareza dos objetivos de vida por parte dos profissionais, além da ausência de uma comunicação assertiva e feedback construtivos.  Alinne também cita a gratidão como um caminho para reverter essa rota de fracasso. ” Sentir-se grato expande a percepção das cosias positivas que acontecem na vida e muda o olhar para os desafios. Quando começamos a perceber os percalços como aprendizados e lições que contribuem com o nosso crescimento e desenvolvimento, a gratidão nos ajuda na melhoria da neuroplasticidade cerebral, uma vez, que permite a ampliação das nossas conexões neurais, nos permitindo ser mais focados em soluções”,  detalha.

Assumindo o protagonismo em sua vida e sendo grato, os profissionais tornam-se mais pragmáticos na definição de metas, tendo um olhar menos contaminado pelos obstáculos e dificuldades, que são vistos com mais clareza”, conclui.

Confira algumas indicações de livros que as especialistas entrevistadas deram:

O poder da energia  – Brendon Burchard
Pare de reclamar e concentre-se nas coisas boas – Will Bowen
Auto liderança – Suryavan Solar
11 dias de despertar – Gustavo Tanaka
ShantiKai – Suryavan Solar
O que eu sei de verdade – Oprah Winfrey

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