plano de comunicação
Planejamento Estratégico de Comunicação

Como fazer planejamento de comunicação da sua empresa?

Por: Isabela Pimentel3/jul/2017
Compartilhe:

Existe uma lei universal: primeiro plantamos para depois colhermos. Isso é milenar. Por isso, é impossível  obter resultados em  comunicação sem um trabalho sério de dedicação e planejamento.

 É impossível plantar laranja e colher morango. Portanto, é inviável você obter resultados de algo que não plantou. Campanha de sucesso só se constrói com estudo e estratégias prévias, sem fórmulas mágicas.

Por isso o plano de comunicação e de posicionamento de marca é tão útil para empresas e pessoas que desejam bons resultados. A ordem dos fatores altera o produto neste caso, sim,  e muito!

Dessa maneira, pensando tanto na sua jornada quanto na forma como sua empresa se posiciona e comunica, foco, o objetivo e assertividade são esssenciais para atingir objetivos e metas.

Vamos entender como o planejamento de comunicação e posicionamento do seu negócio podem ser vitais?

Invista em planejamento de comunicação e foque em objetivos

Então, comece com o objetivo bem definido, preferencialmente, no papel, para concretizar o que está em mente e possibilitar o compartilhamento com todos da empresa. O objetivo é onde sua marca ou seu projeto pretende chegar, ou, o que quer alcançar.

Um exemplo de objetivo: tornar a marca ou o projeto mais conhecido no mercado nacional.

Depois, crie o planejamento com o passo a passo de tudo que precisa ser realizado,  visando alcançar os resultados desejados.

Quando existe um planejamento de negócios e comunicação,  você otimiza recursos, tempo e agiliza a conquista das metas definidas. Vamos lá,  coragem para começar o seu planejamento!

Crie esse hábito e verá como seus resultados serão ainda maiores.
Desejo um ótimo plantio para que a colheita seja SURPREENDENTE.

Erros no plano

Para evitar erros,  tenho recomendado a todos os clientes que não foquem toda a Estratégia e tática APENAS nas redes sociais!

Rede social é terreno alugado, não dá para investir seu tempo e energia lá. A carreira muda, a empresa e os algoritmos também!

Então,  além das mídias sociais, temos as mídias próprias, que são nosso site, blog, newsletter e as mídias conquistadas, fruto da interação dos usuários (comentários, reposts e etc)

Ponto de virada

A grande virada de chave é: mídia propria é onde você cria relacionamento e converte. Redes sociais são cada vez mais ancoragem para os canais próprios da marca e mídia espontânea!

Pensando nisso, separamos algumas tendências de comunicação para inspirar sua empresa na hora de criar o planejamento de comunicação digital :

1. Olhar para além do nicho tradicional de conteúdo, definindo-o um pouco fora do centro, para criar uma verdadeira área de diferenciação.

2. Diversificação. No momento adequado, ampliar o processo de publicação para canais adicionais.

Então, essa frase de Joe Pulizzi é uma grande inspiração para o trabalho de posicionamento e estratégia digital:

Avançar pequeno para ficar grande. Muitos fracassam ao não escolher um nicho de conteúdo que seja suficientemente pequeno. Eles temem que o nicho seja pequeno demais para monetizar. Nunca encontrei um caso assim. A maioria dos fracassos ocorre porque o empreendedor fica abrangente demais, e não estreito o suficiente.

Joe Pulizzi


Temas interessantes de planejamento para redes sociais

Faça uma lista de temas para abordar, convide pessoas para acessar o perfil da sua empresa nas redes sociais,  relacione-se, comentando em perfis semelhantes.

Nesse sentido,  mostre sua personalidade e crie valor, compartilhando assuntos de relevância para seus leitores.

Saiba que seus objetivos só serão bem sucedidos se mostrarem um valor transformador para seu cliente.

Por isso,  não basta apenas gerar conteúdo, é preciso proporcionar experiências e fomentar diálogos.

Assim,  não torne sua rede social um espaço meramente publicitário, restringindo suas postagens a produtos.

Fale sobre sua história, mostre o lado humano de sua empresa, seu cultura e crenças. Plante planejamento e colha resultados!

 

Gostou do texto? Compartilhe e comente! 😉

Assine nossa newsletter com dicas mensais inéditas.

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos