Planejamento estratégico: a hora de investir
Fim de ano, momento de avaliar o que deu certo e repensar o que não foi da maneira desejada. E é aí que a empresa deve começar a refletir sobre suas ações e como vem se preparando para lidar com imprevistos. E qual é o lugar do planejamento estratégico de comunicação nesse processo?
Certa vez, um especialista disse que administrar sem planejamento estratégico de comunicação é como voar sem uma rota definida, aumentando os riscos de quedas e acidentes.
Como sua empresa está se preparando para os desafios do próximo ano? Todo trabalho de comunicação integrada precisa estar alinhado à missão, visão e valores das empresas. Não basta desenvolver uma série de atividades sem coordenação ou uma preparação prévia e achar que terá excelentes resultados.
Etapas do Planejamento Estratégico de Comunicação
Em um ambiente altamente competitivo, as corporações precisam estar preparadas para lidar com uma gama de públicos estratégicos e ter desenhada uma estratégia para dialogar com cada um deles da maneira mais eficaz. Afinal, o silêncio é a pior saída em momentos delicados ou de crise.
Em tempos de redes sociais e do crescimento de novas formas de interação entre o públicos e as marcas, monitoramento é a palavra-chave. Estar presente na web, mas sem um objetivo definido ou saber o que se deseja alcançar é aumentar as chances de ruído na comunicação e de ter danos à imagem corporativa, maior patrimônio atualmente.
Antes de lançar qualquer campanha, você precisa planejar, literalmente, tornar o horizonte plano, para ver melhor. Faça uma análise do ambiente de marketing, que é o meio mercadológico onde acontecem as relações entre o público alvo e consumidores.
Acesse o guia de planejamento estratégico de comunicação
O que analisar?
• Forças;
• Fraquezas;
• Ameaças;
• Oportunidades.
Conhecendo o concorrente
• É preciso conhecer os concorrentes, seus objetivos,seu público e seu posicionamento.
• Que participação de mercado ele possui?
Etapas do planejamento
• Entender o problema, a partir da análise;
• Determinar o objetivo, a partir do diagnóstico;
• Estabelecer metas;
• Fixar as estratégias.
O que minha mensagem deve ter?
• 1) impacto;
• 2)atratividade;
• 3)Durabilidade;
• 4)Credibilidade.
Estrutura de um plano de comunicação integrada
• Introdução
• Situação atual do mercado, do produto e do produto no mercado
• Meta da empresa
• Estratégia de planejemento
• Orientação da mensagem
• Orçamento
• Conclusão
Texto: Isabela Pimentel
Imagem: Google
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