Composto e Planejamento de Comunicação
Planejamento de comunicação não é simplesmente sair criando planinhos, por mais que algumas empresas encarem a questão de forma reducionista e simplista.
De acordo com Manoel Marcondes Neto, líder do Observatório da Comunicação Institucional, os 4R que uma marca – de empresa, produto ou serviço – deve levar em consideração desde a etapa de diagnóstico quanto no planejamento de comunicação são: Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Reputação. I
Faça planejamento de comunicação!
Assim, o reconhecimento é primeira necessidade comunicacional de uma organização, quando e onde a empresa investe em seu nome, identidade visual e posicionamento.
Decerto, num segundo momento, a empresa, já reconhecida, passa a gerir relacionamentos, ou seja, estabelece diálogo e trocas constantes com seus principais ‘stakeholders’.
Confira esse vídeo especial:
Então, após a conquista do reconhecimento e início do relacionamento, a organização passa a focar na manutenção da sua relevância perante a concorrência, monitorando o macro e o microambiente de mercado, ouvindo clientes, etc.
Dessa forma, como coroação do ciclo dos 4R temos a reputação administrada, quando a empresa consolida e mantém sua imagem e valores construídos ao longo do tempo.
Foque em planejamento além do composto clássico
O planejamento é uma espécie de valor para mim, pois envolve tempo e tempo, para mim, é vida.
Assim, quando alguém fura algo planejado ou simplesmente não aparece para uma reunião, para mim, não é só um desrespeito a meu tempo, mas também à vida, que é tão curta para ser desperdiçada com falta de compromisso.
Nesse sentido, tenho trabalhado nas consultorias de comunicação com a ideia de priorização e planejamento, pois:
- se temos planejamento e procedimentos preventivos, saberemos lidar melhor com crises e incêndios;
- precisamos ter estratégias e ações planejadas em primeiro lugar, antes de resolver o não-urgente;
- evitar a perda de tempo e foco com as interrupções potencializa a execução e processo de planejamento.
Gostou?
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA.
Confira também as aulas semanais no YouTube
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.