Planejamento de Comunicação é uma realidade distante de muitas empresas no Brasil. Algumas, por nem sequer terem estruturados processos de planejamento organizacional e metas claras, sendo guiadas ao sabor das cirscunstâncias. Será que assim teremos resultados?
Bom, antes mesmo de entrar no tema planejamento de comunicação, vamos falar sobre quais são os princípios fundamentais do processo de planejamento nas organizações:
é necessário ter uma cultura voltada ao desempenho;
estrutura simples e flexível;
estratégia clara;
Líderes comprometidos.
De acordo com Pereira (2010), o pensamento estratégico voltado para planejamento teve quatro fases, sendo a primeira o planejamento focado em controle financeiro básico, o segundo em previsão, o terceiro orientado para o exterior e o quarto, com foco na administração estratégica, em criação de futuro.
Você pode estar se perguntando, o que seria essa criação de futuro? Se a organização não dedica tempo, atenção e não dá valor a análise de cenários, se não está atenta às oportunidades, ficará com os olhos no passado, por isso, planejamento envolve também a criação de futuros possíveis.
Assim sendo, o planejamento é um processo que visa geração de resultados, com base em um sistema de decisões, com um caráter temporal, ou seja, espaço de tempo estabelecido, caso contrário, não funciona.
Por quais razões fazer planejamento de comunicação?
Dessa maneira, depois de estabelecido o planejamento estratégico, é preciso dele derivar o planejamento de comunicação, que permitirá à empresa:
Aumentar sua competitividade;
Manter e fortalecer relacionamento com stakeholders;
Diminuir riscos na tomada de decisões;
Integrar ações e decisões de áreas isoladas;
Coordenar execução das estratégias;
Criar uma estrutura para a comunicação interna e relacionamento entre os colaboradores;
Agilizar o processo decisório;
Minimizar a rádio corredor;
Dar visibilidade à missão institucional;
Fortalece a reputação.
Mas, como em todo processo , o planejamento de comunicação poderá encontrar algumas barreiras em sua implementação, como resistências internas, falta de capacitação das lideranças, limitações das áreas e falta de visão de longo prazo.
Por ser algo de longo prazo, o planejamento de comunicação precisa se desdobrar em planos táticos e operacionais, mais próximos ao cotidiano da empresa.
Se sua empresa está pensando em implementar um planejamento de comunicação, são três os momentos principais.
Etapas do planejamento
Diagnóstico estratégico;
Formulação do planejamento;
Implementação e controle.
Dessa forma, para reduzir as resistências internas, o processo de planejamento de comunicação precisa ser botton up, ou seja, feito de baixo para cima, com envolvimento dos times.
Além disso, há também a modalidade top down e mista. Também é muito importante destacar que o planejamento de negócios e de comunicação precisa estar alinhado aos fatores críticos de sucesso da empresa e como ele vai se desenrolar no horizonte estratégico (período de tempo estipulado na visão).
Por isso, não deixe a comunicação ser feita de maneira aleatória e não planejada na sua empresa ou projeto.
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Texto: Isabela Pimentel *Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada Imagem: Divulgação
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