Consultora da Comunicação Integrada é coautora de livro da Supera
Comunicação Interna

Para além de uma simples intranet

Por: Isabela Pimentel19/out/2014
Compartilhe:

Cada vez mais as redes internas das empresas evoluem e tornam-se verdadeiros espaços corporativos de debate virtual, troca e compartilhamento de informações. É o que afirma Bruno Rodrigues, especialista em comunicação e  informação para a mídia digital.

Rodrigues, que tem ampla experiência em webwriting e na estruturação de portais em grandes empresas, como a Petrobras e é autor do livro Webwriting – Pensando o texto para a mídia digital’ (2000),  primeiro em língua portuguesa e o terceiro do mundo sobre o tema, explica a diferença entre intranet e portal corporativo. “Muita gente confunde essas nomenclaturas. Intranet é a rede interna onde está o portal corporativo.

Como estruturar a Intranet?

Mas, podem existir outros sistemas de informação além dele”, explica. Para que o conteúdo dos portais corporativos seja atraente, ele aposta na tríade “trabalho, relacionamento e comunicação”. A partir do equilíbrio destes elementos, será possível tornar o ambiente agradável e  integrante do cotidiano do colaborador de qualquer empresa.

bruno-rodriguesRodrigues destaca que, em um primeiro momento,  os portais corporativos ainda funcionavam como meros repositórios de informação, sem inteface gráfica amigável. “O conteúdo não era persuasivo, estava dividido em caixas.

A navegação era por diretórios”, relembra. Com o desenvolvimento de novas tecnologias da informação e comunicação, nos meados dos anos 90, inicia-se o “boom” da web  2.0, que influencia os portais corporativos no que se refere ao design de interface.

O surgimento de redes sociais também alterou o cenário, na chamada “era do relacionamento”. “Desde então, muitos portais tem redes sociais integradas no mesmo ambiente, com possibilidade de criação de perfis pessoais, comunidades e timeline, tal como no Facebook”, detalha.

Rodrigues analisa como as novas tecnologias, arquitetura da informação e design modificaram a comunicação interna. “Antes, tínhamos os jornais murais, house organ e tv interna. Era tudo muito  analógico. Quando o raciocínio da intranet e portais corporativos saíram dos recônditos do setor de tecnologia da informação (TI), vieram novidades como layout, empatia com usuário e estímulo ao uso”, reforça.

Portais que comunicam

Para o sucesso de um portal corporativo, é preciso ir muito além de um belo layout . O primeiro passo é que o usuário seja capaz de localizar e perceber, já na primeira página, o que é fundamental no seu cotidiano de trabalho.

Além disso, também é preciso investir no chamado “conteúdo âncora”,  que é o material noticioso. “Nenhum portal vive sem notícias, apesar de a maioria ter conteúdos fixos. Mas, ele não é um jornal e precisa ter ferramentas para o dia-a-dia de trabalho do colaborador”, afirma o especialista.

O consultor aconselha que a arquitetura da informação reflita a estrutura da empresa, tenha uma interface amigável ao usuário e que os espaços virtuais permitam que o funcionário tenha voz. “Não adianta falar só das ações da diretoria, é preciso adotar um tom mais informal, com fotos, vídeos e depoimentos. Ser bem humorado e investir na convergência de mídias é fundamental para o sucesso da comunicação interna”, recomenda.

Além de elementos tradicionais, como lista telefônica e aniversariantes do mês, o espaço precisa ter funcionalidades como acesso ao contra-cheque virtual, agendamento de férias, aplicativos úteis e repositórios de arquivos. Antes de tudo, o portal precisa envolver todos os setores da empresa e não ficar apenas centrado na área de comunicação.

“Todas as áreas devem comprar a ideia e se apropriar do espaço para trocar informações e gerar conhecimento. A intranet não pode ser um cercadinho, nem um aglomerado de textos: deve gerar conhecimento para o trabalho”, conclui.

 

Texto: Isabela Pimentel

Imagem: Acervo Pessoal – Bruno Rodrigues

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos