Empodere a comunicação interna!
Comunicação interna é desafiador nos dias de hoje. Qual profissional ficaria confortável em ouvir que sua função não é essencial?
“Em tempos de crise, a empresa precisa fazer cortes e os primeiros setores afetados são aqueles que não são considerados essenciais para a sobrevivência da empresa como, por exemplo, a área de comunicação interna”.Apesar disso, procurei amadurecer a ideia para poder compreender a lógica da afirmação. Nesse sentido, qualquer setor que não esteja diretamente ligado ao produto final pode parecer prescindível. Por exemplo, em uma fábrica de copos descartáveis é fundamental comprar o plástico para produzi-los.
Mas tão essencial quanto a matéria prima estão as relações que se estabelecem entre os profissionais que os produzem.Ainda assim, o caminho mais escolhido é deixar de investir na área de comunicação interna (quando ela existe) para continuar a vender copos descartáveis, sobrevivendo no mercado, ainda que isso signifique manter colaboradores desinformados e desmotivados. Assim, a empresa permanece viva, mas não necessariamente com qualidade e competitividade.
Na grande arena do mundo corporativo, os gladiadores precisam de informação, engajamento e motivação, o que não é nenhuma novidade para os profissionais de recursos humanos. O que muitas pessoas ainda não se deram conta é que a assimilação dessas características pelo colaborador ao longo de sua carreira dentro da empresa perpassa, necessariamente, pela comunicação, o que a torna uma área estratégica.
Ela integra a linha de frente na batalha diária de sucesso das empresas. Então por que relegar esta importante aliada? Vamos repensar a visão da comunicação interna?
A comunicação está presente nas tomadas de decisões, sejam elas grandes passos ou pequenas ações cotidianas: seja qual for o nível de hierarquia, colaboradores quando bem informados e alinhados com as metas da empresa, tomam decisões mais acertadas.
Repensando a comunicação interna
Nos momentos de crise e de mudanças, a comunicação pode desempenhar um papel fundamental não só na produção de informações necessárias para dar continuidade ao ritmo das atividades, mas de alento, ânimo e num sentindo mais amplo, de consolidação do colaborador com a visão e a missão da empresa.
Ao desenvolver uma comunicação interna eficaz, criam-se vínculos e conexões autênticas entre empresa e colaborador, humaniza-se as relações de trabalho, desenvolve-se um ambiente empático, características que fazem a diferença no desempenho e na motivação cotidiana. Se o objetivo das empresas é encantar e conquistar clientes externos, elas precisam fidelizar, primeiro, seus clientes internos.
Boas práticas de comunicação interna
Ainda não se investem em profissionais de comunicação dentro das empresas.
Delega-se a desafiante tarefa técnica da comunicação aos profissionais de recursos humanos, cujo foco e investimento profissional deveriam estar nas áreas de recrutamento, retenção de talentos, avaliação de desempenho, qualidade de vida no trabalho, desenvolvimento humano, entre outras funções igualmente estratégicas, mas que precisam da parceria do trabalho de um profissional da área de comunicação para se alcançar a plenitude dos resultados.
As funções de recursos humanos e de comunicação não podem ser encaradas como sinônimos. Elas se complementam e se fortalecem quando, em permanente diálogo, têm como foco o crescimento, simultâneo, das organizações e dos colaboradores que nelas trabalham.
Na teoria, a denominação para este trabalho em conjunto já existe e chama-se endomarketing.
Defendo o empoderamento da comunicação interna e uma maior valorização do profissional de comunicação dentro das organizações, não só por ser a carreira que escolhi, mas por vê-la como protagonista na evolução dos colaboradores no ambiente de trabalho e no posicionamento da empresa.
Acima de tudo, por entender que investir neste profissional é tornar visível, ao público interno e externo, a alma da empresa.
Sugestão de Leitura: Endomarketing Inteligente: a empresa pensada de dentro para fora – Daniel Costa
Texto: Marina Aguiar Jabur *Assessora de Comunicação
Imagem: Visual Hunt
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