Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Novas mídias: caminhos e desafios

Saiba como prevenir crise usando as novas mídias, aprenda a mapear influenciadores e criar um plano de crise. Entenda os passos

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 01/02/2016

Compartilhe:

Novas mídias cada vez mais impactam a comunicação. Diversos entusiastas das novas tecnologias e inovação se reuniram em São Paulo de 26 a 31 de janeiro  para participar de um dos maiores eventos da área, a Campus Party Brasil.A Comunicação Integrada esteve lá, representado por Isabela Pimentel, na palestra sobre gestão de crise e novas mídias. No dia 30, um dos destaques foi o português Thiago Veloso, do Visual Loop, que  falou sobre a importância do conteúdo original para gerar infográficos.

“O jornalismo visual tem desafios, e precisa ter qualidade para ser replicado em outros sites e blogues internacionais”, afirma.

Atenção às novas mídias

Ele afirmou que o infográfico não tem que ser bonito: ele precisa informar e trazer novos conteúdos, casando com a imagem. “Precisamos pensar em como a interatividade, storytelling e o jornalismo de dados vão mudar a construção dos infográficos”, afirma Veloso.

Assim,  no palco entretenimento, foram apresentados cases de como a gamificação pode ser usada no contexto da comunicação, para envolver os funcionários nas politicas das empresas.

Na mesma data, Isabela Pimentel, da Comunicação Integrada, falou sobre a importância do monitoramento para a previsão de crises em rede.

Humanize nas novas mídias

Segundo a consultora,  “enquanto pessoas físicas, podemos usar as redes sociais para lutar por nossos direitos e cidadania, deixando claro pontos críticos para a marca e produtos. Como empresa, devemos ver a crise como oportunidade de ouvir, de forma responsável, os clientes e melhorar nossos produtos e serviços”, concluiu.

Melhore a performance da marca em novas mídias

1- Deixe claro ao seu cliente que criar um perfil não é apenas registrar um e-mail e uma senha atrelados a uma conta: envolve pensar em planejamento, produção de conteúdo e monitoramento constante;

2- Explique que cada rede é uma plataforma específica e que é melhor estar em apenas uma e dar conta dela, produzindo um conteúdo original que traga engajamento, do que manter 10 redes sem nenhum tipo de atualização apenas para “dizer que está ali” e “marcar presença”

3- Esclareça que estar em apenas uma rede não significa fraqueza, mas sim foco no que é possível planejar e monitorar da melhor maneira possível.

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação em novas mídias. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

É preciso ouvir os funcionários, conhecer seus hábitos, o que preferem ler, a forma como desejam receber determinada mensagem. Entenda sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel