empreendedora
Outros

Nas arenas da comunicação e saúde

Por: Isabela Pimentel4/dez/2014
Compartilhe:

Com a redução do tamanho das equipes das redações e o crescimento e popularização dos blogs, o papel do jornalismo científico foi sendo alterado, assim como na comunicação e saúde.

O jornalista, desde então, não é mais o único a escrever críticas sobre artigos, comparar resultados de pesquisas nacionais e internacionais e lidar diariamente com novas fontes de informação.

A dissseminação das novas tecnologias e evolução das redes móveis fizeram com que a ciência entrasse cada vez mais na pauta jornalística e passasse a fazer parte do cotidiano do brasileiro.

Comunicação e saúde no cotidiano

Qualquer cidadão que presenciou um fato científico pode fotografá-lo ou se estava em um evento pode conversar com um especialista e depois escrever um texto com suas percepções para postar em sua página pessoal e redes sociais.

Em que medida a forma de comunicar a ciência e a saúde foi alterada pelas novas tecnologias? A credibilidade do jornalismo está sendo posta à prova com a ascensão dos blogs?

A verdade é que com o surgimento de novos nichos, há espaço tanto para os que ainda apreciam reportagens científicas mais aprofundadas, em sites e revistas tradicionais, quanto o trabalho de diversos blogueiros que tem tentado aproximar a ciência, cada vez mais, do cotidiano e da vida do cidadão comum.

Cabe ao jornalista reconhecer seu papel estratégico de levar informação científica a população, entendendo-a como uma forma de exercício de seus direitos sociais. Independente do emissor da mensagem, sejam blogueiros ou veículos de comunicação tradicionais, o importante é que haja preocupação com a veracidade das informações e respeito com o leitor, veiculando apenas informações apuradas.

 Texto: Isabela Pimentel

Leia também

Como comunicar  ciência e  visualizar informação?

A ciência, de coração aberto

Acompanhe as novidades sobre comunicação e saúde em nosso canal do  Youtube

 

Você também pode gostar de:

Materiais estratégicos

A partir da nossa expertise de mais de 14 anos em Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Integrada, Gestão de Riscos Reputacionais e Mapeamento de fluxos e processos de comunicação, desenvolvemos diversos materiais estratégicos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais estratégicos