ferramenta contra fake news
Outros

Imagens manipuladas: tão nocivas quanto fake news

Por: Isabela Pimentel5/out/2018
Compartilhe:

O avanço das tecnologias de comunicação em tempo real, em conjunto com o fácil acesso aos dispositivos móveis, contribuiu para a disseminação das chamadas notícias falsas ou fake news. A expressão remete a textos, contendo boatos, informações inverídicas e fontes inexistentes.

Cuidado com fake news

Contudo, também é preciso ter muito cuidado com o compartilhamento de imagens e vídeos, pois, com ferramentas de edição, um registro fotográfico pode ser facilmente adulterado, gerando desinformação e até mesmo riscos para a sociedade, como foi o caso do linchamento do Guarujá, em 2014 – em que uma inocente foi agredida até a morte após ser confundida com uma imagem falsa que circulava na internet e em comunidades do Facebook.

Informações falsas e fake news

Outro fenômeno que vem sendo muito recorrente, além das fake news em formato de texto, é o chamado deep fake, considerada a última fronteira na manipulação de vídeos baseada em inteligência artificial.

Com a ajuda de softwares de edição, as deep fakes consistem na substituição de rostos em um vídeo por outro, o que pode gerar confusão e constrangimento para as pessoas que tiveram suas imagens utilizadas.

É preciso esclarecer que não apenas a manipulação das fotos é um risco, mas também o compartilhamento e o uso de uma imagem antiga fora de seu contexto, como ocorreu esta semana, quando um registro feito durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2013, foi usado em alguns sites de notícias sobre a marcha em defesa de um candidato à Presidência.

Confira 6 dicas para reconhecer imagens manipuladas:

Analise a foto com atenção;
Verifique se há falhas nos detalhes, como diferenças entre a cor do rosto em comparação ao resto do corpo da pessoa em destaque na foto;
Perceba se há falhas de continuidade e sobreposição de cenários;
Detecte falhas na composição de luz ou incoerência no jogo de sombras;
Atente para a presença de reflexos na imagem projetadas, seja em espelhos, água ou vidro;
Insira a imagem no Google Imagens ou no Tineye para checar sua procedência

 

Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Gostou do texto?

Então, se gostou do texto e acompanhe nossos conteúdos estratégicos,  assine nossa newsletter para receber dicas de  #Estrategia  e #planejamentodecomunicacao todo mês.

Aprofunde ainda mais seus conhecimentos em planejamento de comunicação integrada e gestão de projetos na Formação Completa. 

Assim, acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso Youtube. 

Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos