Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Gestão de crise, reputações de areia

Acidente na Ciclovia Tim Lopes aponta falhas na gestão de crise. Saiba mais sobre gestão de crise e comunicação nesse artigo.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 25/04/2016

Compartilhe:

O recente desmoronamento na Ciclovia Tim Maia no Rio de Janeiro, ocorrida na última semana (21/04), dia de sol e feriado, traz à cena  a importância do planejamento para o processo de gestão e gerenciamento de crises corporativas.

Vital para prevenir empresas de danos à imagem, os planos de crise não foram criados para morarem  nas gavetas. E antes da crise, é fundamental mapear e levantar todos os riscos possíveis.

Parece que não foi o procedimento feito pela empresa Concremat, ao não considerar o impacto das ondas na hora de escolher o material para a estrutura da ciclovia. Um legado olímpico, ponte para o futuro, caiu, como se fosse feito de areia.

Além da triste perda humana causada pelo acidente, há também danos irreparáveis para as famílias e na memória de quem presenciou o acontecimento.

Assim que  o fato ocorreu, uma série de erros se iniciaram: demora na chegada dos bombeiros e dos responsáveis pela obra, além das autoridades. E o que dizer da empresa que levou mais de 4 horas para se pronunciar nas redes sociais por algo pelo qual era diretamente responsável?

Outra falha no gerenciamento da crise nas mídias sociais é a ausência de resposta ou explicação a todos os comentários que vem sendo feito por cidadãos na página oficial da empresa. 

11111

Diante deste cenário, mais do que nunca, as empresas devem repensar suas políticas de gestão e gerenciamento de crises.

A demora ou ausência de respostas só aumentam a dor dos que foram impactados pela tragédia.

Antes de social, a comunicação deve ser humana, ao lidar com outras almas tão ou mais humanas.

Confira a análise do case Concremat, o gerenciamento da crise e os impactos na reputação:Crises e reputações de areia-final

Gostou do texto sobre crises?

Aprenda mais sobre Comunicação Organizacional Integrada em nossas aulas do Youtube.

Conheça também nossa Formação Completa em Comunicação Integrada e Estratégica

Assine nossa Newsletter para receber conteúdo sobre estratégia e planejamento todo mês em sua caixa de email, além de materiais e cases.

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

É preciso ouvir os funcionários, conhecer seus hábitos, o que preferem ler, a forma como desejam receber determinada mensagem. Entenda sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Entenda a importância da comunicação integrada para os resultados corporativos e obtenha todos os passos necessários ao planejamento.

Por: Isabela Pimentel