Torne-se especialista em fake news
Fake news, a palavra do momento e pode afetar sua reputação caso sua empresa não cuide do monitoramento. Sabe quando de repente o nome da sua empresa começa a ser mencionado em sites falsos e de repente você percebe que ela foi vítima de boatos e fake News? Em síntese, eles se espalham rápido e quanto mais você demora para responder, pior para sua reputação.
Decerto, muito mais que ter noções de produção de conteúdo, marketing e estratégia digital, o jornalista dessa nova era precisa estar muito atento à importância do monitoramento.
Assim, é essencial que seja feito um trabalho proativo de prevenção de danos à imagem e reputação da empresa em que atua.
E se sua empresa for vítima de fake news? Como fica a reputação sem monitoramento?
Por isso, para evitar que você seja pego nesse tipo de situação, muito comum em grupos do WhatsApp, por exemplo, criei 32 passos para identificar se uma notícia é real ou fake!
Confira abaixo para que você ou sua empresa não caiam nessa história de fake news.
Texto
Há uma formatação inegavelmente incorreta e fora dos padrões?
Há uso exacerbado de adjetivos?
São verificados muitos erros de ortografia?
As datas são verdadeiras? Sem dúvida deve-se verificar se é uma notícia ou boato antigo sendo novamente compartilhado.
O texto tira o crédito de outros bem como diz ser a revelação de um fato ocultado pela mídia tradicional?
Fotos e fake news
As imagens parecem reais bem como manipuladas?
É possível encontrar a foto original fazendo a chamada busca reversa da imagem? (por isso use aplicativos como Tineye ou o próprio Google e Bing)
A foto usada na matéria inegavelmente tem citado de onde foi retirada (fonte)?
Tom
Essa reportagem tem tom de brincadeira bem como ironia?
É uma paródia de algum acontecimento recente?
Fonte
O texto, vídeo ou áudio está sendo compartilhado sem atribuição clara de ao menos uma fonte?
Os especialistas consultados são conhecidos?
Esses profissionais são credenciados a instituições renomadas?
A fonte a qual é atribuída a notícia tem uma boa reputação?
A fonte é reconhecida como autoridade em seu meio?
É possível identificar a fonte original e primária de onde partiu a informação? (Decerto, transparência das fontes é um critério para o fact checking)
Ademais, isso consta nos canais oficiais do órgão citado na matéria falsa ou no boato?
É possível obter uma outra versão do dado consultando a assessoria do órgão oficial citado?
As fontes de onde o autor da notícia retirou os dados são claras?
Checagem
Analise o site, ou seja: esse canal costuma publicar notícias assim para conseguir likes?
Essas fontes podem ser rechaçadas e consultadas?
É possível fazer o cruzamento de fontes, portanto, digite essa informação em algum mecanismo de busca e veja se foi reproduzida em outros canais.
É possível consultar o histórico da página que publica a informação?
Quem deu as declarações são autoridades no assunto ou perfis fake?
Reprodução
Essa notícia saiu em outros sites?
Essa notícia foi compartilhada por algum órgão oficial?
Essa notícia está sendo compartilhada nas redes sociais?
A versão da notícia foi esclarecida por sites especializados em checagem bem como Agência Lupa, E-farsas e boatos.org?
Há fontes de apoio a fim de confirmar o que a notícia diz?
Perfis fakes nas redes sociais estão contribuindo para a difusão dessa notícia?
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Com a finalidade de entregar à sua empresa todas as dicas de como se preparar para lidar com boatos e fake news nas redes sociais, você receberá um check-list completo por e-mail.
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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