Comunicação Interna
Engajamento dos funcionários: muito além do texto
Foi-se o tempo em que simples comunicados internos, no formato textual, supriam a necessidade informativa dos funcionários nas organizações.
Diariamente, os colaboradores já chegam às empresas muito bem informados e tem sua atenção disputada por diversas fontes, como whatsapp, imprensa, blogs e sites.
Como conquistar, além da atenção, a mente e o coração desse funcionário tão conectado? Henry Jenkins usa o conceito de “mídia propagável” e ele pode ser um diferencial na hora de criar conteúdos, especialmente para as TVs Corporativas.
Vamos então conhecer as suas características e como isso pode nos ajudar no processo de comunicação com funcionários. A primeira característica que um conteúdo precisa ter para ser facilmente propagável e gerar engajamento, para Jenkins, é a disponibilidade, ou seja, o público precisa ter fácil acesso a ele. Um exemplo é a instalação de TVs corporativas nos pontos com maior índice de circulação dos colaboradores, aumentando assim, a taxa de exposição.
Um segundo atributo seria a portabilidade, ou seja, possibilidade de levar essa mídia para diversas plataformas. Muitas vezes, as campanhas não são atraentes exatamente devido à falha de planejamento. Então, ao planejar uma data temática ou ação, considere a perspectiva da comunicação integrada e as especificidades de cada plataforma e linguagem.
Pense que cada canal tem suas características, mas que precisa haver uma sinergia na mensagem que passa nas TVs Corporativas e na intranet, por exemplo.
Uma terceira dica é fazer links e reutilizar os conteúdos, ou seja, os materiais publicados precisam ser bons e atraentes o suficiente para gerar novas conversas em outros canais. Jenkins também nos fala que para gerar engajamento, os conteúdos precisam ser relevantes para diversos públicos.
Considerando que cada empresa é formada por um mosaico de subculturas, faça um mapeamento dos perfis dos stakeholders, seus hábitos e preferências. Não esqueça: o conteúdo, ainda que corporativo, precisa falar a língua do público para o qual se dirige e que dificilmente apenas uma forma de comunicação abrange todos os setores ao mesmo tempo. Invista na segmentação e na comunicação multiplataforma.
Além de todas essas questões e cuidado com o planejamento e conteúdo, as campanhas precisam, além de sinergia, de um suporte audiovisual.
Muito além de palavras, o uso de imagens cativa e humaniza a estratégia de comunicação corporativa focada no desejo de estimular o senso de pertencimento e os valores estratégicos.
Confira alguns tipos de conteúdos que podem aumentar a taxa de engajamento nas tvs corporativas:
- Campanhas baseadas no storytelling;
- Investimento em infografia e recursos gráficos, especialmente motion design;
- Uso de ícones;
- Transmissão dos valores corporativos usando vídeos curtos e animações;
- Mensagens simples, curtas e diretas, em linguagem informal;
- Imagens de colaboradores, como sujeitos das campanhas;
- Inclusão na pauta de temas do cotidiano e dicas.
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