Dados valem mais: uma cultura de métricas
Você enfrenta isso todo dia na sua empresa: a falta de uma visão baseada em dados estruturados, KPis e métricas? Não tem coisa pior do que ouvir do presidente “Eu ACHO assim que vai ficar bom, as pessoas que seguem o Facebook DEVEM gostar”.
Mas, como assim? Com base em que ele está dizendo isso? Aí cabe a nós, gestores de comunicação, #marketing e profissionais de #conteúdo e redes sociais explicar para ele a importância de TOMAR DECISÕES BASEADAS EM DADOS!
Fazer comunicação sem definir indicadores e formas de acompanhamento dos resultados é impossível nos dias de hoje. Com o aumento da concorrência, é preciso fazer um bom diagnóstico, elaborar um plano integrado e estar exatamente onde seu cliente está, falando sua língua.
Para a empresa começar a investir na mensuração de resultados, antes, é necessário criar uma “cultura de métricas”, levando em consideração a estruturação da equipe e obtenção de parceiro para atender a demanda.
Por exemplo, voccê confia nos dados do seu Google Analytics? Sabe quem instalou? Quem configurou? Esse é o ponto inicial do negócio, como você vai começar a falar de métricas se não esta conseguindo confiar os tomar decisão baseada em dados errados.
Para mudar isso, separei dez dicas para você começar a criar uma cultura de métricas na sua empresa
1. Faça uma análise dos canais de comunicação: redes sociais, canais para funcionários e redes sociais;
2. Verifique hoje se há alguma forma de acompanhamento dos resultados e desempenho;
3. Caso não haja, identifique quais canais são estratégicos para que públicos;
4. Defina os canais e principais métricas;
5. Estabaleça proposta de indicadores de desempenho (KPI) baseado ns métricas e defina a forma de coleta de dados;
6.Analise os indicadores e os apresente para as partes interessadas do projeto (stakeholders);
7. Estabeleça metas relacionadas aos KPIs;
8. Defina responsáveis pelo acompanhamento;
9. Analise e interprete os KPIs
10. Planeje sempre com base nesses dados!
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Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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