Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Comunicação integrada: só treinamento basta?

Como estruturar um treinamento e melhorar as práticas de comunicação integrada? Entenda os passos essenciais e obtenha resultados.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 25/10/2016

Compartilhe:

Comunicação integrada é desafio de todo  dia de trabalho comum. O gestor chega na empresa. Primeira semana de trabalho. Recebe treinamento de que? De comunicação. Interna, humanizada, horizontal, sem muros, sem nichos, de gente pra gente: diversos termos da moda.

Um ano de empresa e recebe mais um treinamento, dessa vez sobre o que é pesquisa de clima.  Os anos passam e ele já é um expert em todos os treinamentos de comunicação integrada. Mas e a prática? E como isso é avaliado? Será que o clima na equipe dele anda bom?

Desafio da comunicação integrada

 A realidade é que mesmo com tanto treinamento, a equipe desse gestor sofre. Ele não se comunica, não é transparente, não compartilha as decisões superiores com a equipe.

Então:  ele não lidera, pois mal sabe gerir a própria carreira.

E isso não é um caso isolado nessa empresa que estamos usando como exemplo fictício.

Por isso,  se a comunicação interna não reconhece a humanidade do outro e é só vista como um  bolo de apostilas em cima da mesa do gestor, de nada vai adiantar. 

Assim,  a comunicação com funcionários é estratégica, parte essencial da manutenção de um bom clima e é sim, indicativo de uma boa ou má gestão de equipes.

Dessa forma,  eu pergunto: só treinamento basta?

Decerto, as empresas que pensam que para melhorar a comunicação interna é preciso apenas investir dinheiro em treinamentos, cursos  in company e etc estão enganadas. Se a empresa realmente quer aprimorar suas práticas, é preciso muito mais que só dizer que faz comunicação integrada. 

Erros mais comuns 

1- Deixar de separar a comunicação das práticas gerenciais;

2- Incluir a comunicação como um requisito na avaliação de desempenho dos gestores;

3- Realizar pesquisas de clima que realmente tragam mudanças, pois caso contrário, o colaborador se mobiliza para responder, mas não vê suas reclamações e pontos de melhorias apontados serem convertidos em um plano de ação claro. E isso frusta os funcionários!

4- Avaliar como está o clima das equipes após o gestor receber treinamentos em comunicação;

5- Parar de confundir informar com comunicar: quando apenas informo, não envolvo o colaborador e comunicação envolve um processo de reciprocidade;

6- Reconhecer e valorizar os gestores que, de fato, são exemplos pela liderança e que se comunicam bem;

7- Não ver a comunicação apenas como ferramenta, mas como elemento decisório na tomada de decisão;

8- Valorizar os funcionários que, ainda que não sejam do departamento de comunicação, tem uma circulação entre as áreas e que podem ser “termômetros do clima” e fontes de ideias e pautas. Afinal, os funcionários são embaixadores da comunicação. 

9- Saber que se comunicar bem, também envolve treinamento das lideranças, mas quesem acompanhamento, isso vira só mais uma apostila que o gestor  não vai ler depois;

10- Eleger indicadores e métricas em comunicação na avaliação dos gestores e incluir um acompanhamento relativo à comunicação no Plano de Desenvolvimento Individual do Gestor (PDI).

Dessa forma, lembre-se sempre dos benefícios que todo esse planejamento de comunicação integrada vai gerar para sua marca:

  • reduz despesas com ações ineficazes;

  • previne crises de imagem e reputação;
  • constrói de forma efetiva o posicionamento da marca;

  • aumenta os resultados para os públicos e personas mais importantes.

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Entenda a importância da comunicação integrada para os resultados corporativos e obtenha todos os passos necessários ao planejamento.

Por: Isabela Pimentel