Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

Comunicação interna: a alma do negócio

Como ter uma comunicação interna eficiente e alinhada a seu negócio?Saiba como neste artigo inédito. Aprenda mais sobre o tema.

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 10/02/2017

Compartilhe:

Comunicação interna é , acima de tudo, cumprir um compromisso com pessoas. No livro “Qual a tua Obra?”, o mestre Mário Sérgio Cortella conta que quando assumiu a Secretaria da Educação da cidade de São Paulo, que já naquela época era uma grande máquina com um milhão de alunos e 45 mil professores, deparou-se com muitos funcionários desmotivados, entre eles, a Dona Carmen, responsável por fazer e servir o café nas salas daquele andar.

O fato é que ela não conseguia reconhecer seu trabalho dentro de um âmbito maior. Para dona Carmen, sua função era servir café e ponto final.

Cortella passou então a levar esses funcionários para atividades fora daquele prédio, como visitar uma escola, participar de uma inauguração ou acompanhar uma reforma. Foi então que dona Carmen começou a enxergar que o fato de ela passar o dia inteiro servindo café não significava que o propósito de seu trabalho, e até de sua vida, era fazer café, mas sim fazer Educação.

O trecho do livro retrata, a meu ver, qual deve ser o foco de trabalho da área da comunicação interna dentro das organizações.

Não importa qual o segmento, todas as empresas possuem um público interno composto por colaboradores com perfis e funções diversas, cuja soma do trabalho individual converge – ou deveria convergir – para os objetivos e metas da organização. Ainda que o trecho do livro traga uma situação dentro do contexto do serviço público, a questão é: na sua empresa os colaboradores – todos eles – sabem, de fato, quais são as metas e objetivos da  Organização?

Foco na comunicação interna

Os empregados querem e precisam saber qual o futuro da empresa ou aonde ela quer chegar, quais são as dificuldades que a empresa está enfrentando, o que se espera de seu trabalho e como seu papel influencia nos resultados da organização. As empresas, por sua vez, esperam atingir determinadas metas, alcançar excelência em serviços, aumentar as vendas, sair da crise; almejam clientes e acionistas satisfeitos, e ao mesmo tempo, colaboradores empenhados e motivados.

A área de Comunicação Interna atua como uma ponte pela qual transitam as mensagens e os interesses de ambas as partes. Por meio dos diferentes canais de comunicação corporativa existentes, a área deve mostrar de forma clara qual é a agenda prioritária da empresa ao mesmo tempo em que deve promover um clima organizacional positivo no qual o discurso da empresa e o que os empregados vivem em seu dia a dia sejam coerentes.

Na perspectiva da empresa, a comunicação interna deve ser capaz de gerar engajamento no colaborador. Na perspectiva do empregado, deve trazer a inspiração necessária para que ele se sinta integrado e importante para a organização. Deve, enfim, fazer com que a Dona Carmen que existe em cada empresa passe a enxergar o propósito por traz do ato de servir café.

Além do básico na comunicação interna

Se a Comunicação Interna atua como ponte, a estratégia do negócio é o seu alicerce. Uma estratégia que precisa ser compreendida e interiorizada pelos mais diferentes perfis de colaboradores de uma empresa.

Para tanto, é preciso definir as principais mensagens-chave que se conectam com a estratégia.

Elas é que nortearão todos os conteúdos de newsletters, campanhas, revistas, murais, entre tantas outras ferramentas, que de forma clara, honesta, atraente e transparente, tornarão visível e palpável as metas e objetivos da organização e, num sentido maior, a própria alma do negócio.

De fato,  um desafio que exige do profissional o entendimento de quais os canais ideais para a necessidade de cada empresa, levando-se em conta a cultura organizacional. O domínio das técnicas de jornalismo, reconhecendo as notícias atrativas ou simplesmente dando ‘vida’ a assuntos corriqueiros.

Assim, o conhecimento para segmentar seu público e o bom senso para saber quando falar de amenidades e de informações relevantes. A sensibilidade e a empatia para ouvir e dialogar com pessoas de diferentes gerações e a capacidade de contar e perpetuar boas histórias.

Caberá a este profissional encontrar, assim como fez Dona Carmen, o propósito de seu próprio trabalho dentro do universo corporativo.



Texto
:  Marina Aguiar Jabur *Assessora de Comunicação

Gostou do texto?

Aprenda mais sobre Comunicação Organizacional Integrada em nossas aulas do Youtube.

Conheça também nossa Formação Completa em Comunicação Integrada e Estratégica

Assine nossa Newsletter para receber conteúdo sobre estratégia e planejamento todo mês em sua caixa de email, além de materiais e cases.

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Importância da Comunicação Integrada para sua empresa

Entenda a importância da comunicação integrada para os resultados corporativos e obtenha todos os passos necessários ao planejamento.

Por: Isabela Pimentel