Comunicação Integrada é essencial, porém, raro de se ver nas empresas. Vivemos na era das redes sociais, onde consumidores e marcas estão mais próximos. Se por um lado, tais plataformas potencializaram o relacionamento, também modificaram o grau de participação do cidadão nos processos comunicativos.Sendo assim, mais atentos e atuantes, recorremos às redes sociais para questionar, elogiar, criticar, tirar dúvidas e fazer valer nossos direitos. Mas, e as marcas que não estão preparadas para lidar com esse novo canal de relacionamento?
Assim, elas são as que acabam passando por crises de imagem e reputação.
Nesse sentido, quando a empresa não encara as redes sociais de forma estratégica, ela ignora os insights dos consumidores e potencializa as chances de crises.
Decerto, para estar na rede, é preciso saber se relacionar e reconhecer o ato de ouvir o consumidor e suas demandas.
Comunicação Integrada
Costumo dizer que ‘tudo comunica’: desde a forma como a recepcionista nos atende e um funcionário age até o que a empresa publica em seu site.
Então, nessa visão sistêmica da comunicação, em tempos de redes sociais, é preciso investir tempo na melhora do atendimento feito ao cidadão, seja online ou offline, pois todos os pontos de interface entre a marca e seus públicos comunicam algo sobre a empresa.
Nesse sentido, como ter uma comunicação integrada nas redes sociais que ouça o consumidor e previna crises? É preciso responder de acordo com a regra 3T: tempo certo, tom adequado e de forma transparente.
Assim, ouvindo antes de publicar e comunicando com ética e transparência, evita-se a dissonância cognitiva, que é a separação perceptível para o público entre o que a empresa comunica e de fato, faz.
Gostou do texto?
Se você gostou do nosso conteúdo, assine nossa newsletter para receber dicas de #comunicacaointegrada #Estrategia #gestaodecises e #planejamentodecomunicacao todo mês.
Conheça nossos materiais gratuitos sobre como fazer comunicação integrada e planejamento de comunicação.
Acesse também as aulas semanais no YouTube.
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação