Comunicação Institucional

Comunicação institucional: importância da fotografia

Por: Isabela Pimentel2/mai/2015
Compartilhe:

Presente nos sites das empresas, intranets, portifólios e nas redes sociais, as fotografias contribuem para que os clientes, parceiros, consumidores e o público interno tenham conhecimento sobre as atividades corporativas e suas principais características.Para que a comunicação institucional do seu negócio seja eficaz e bem direcionada ao público estratégico em questão, é preciso que esteja pautada nos principais atributos de uma mensagem publicitária: capacidade de despertar o interesse (seja pelo grafismo ou pelo conteúdo da mensagem), facilitar a memorização de um conceito-chave, suscitar o desejo do cliente em conhecer mais sua empresa ou produto e, por fim, gerar uma ação.

O papel da comunicação institucional

Para tanto, é preciso que na verba disponível para a campanha de comunicação institucional esteja previsto o trabalho fotográfico, pois, sem a presença de um profissional de qualidade, corre-se o risco de trocar o certo pelo duvidoso, utilizando imagens repetidas de banco (sejam pagos ou gratuitos), que muitas vezes não refletem a realidade da empresa e pouco tem a ver com seu ramo de atuação e negócio.

O importante, na hora da contratação do fotógrafo, é fechar um pacote de atividades, pois, além da produção de imagens para o site, intranet, revistas corporativas e demais veículos de comunicação interna, o fotógrafo também poderá auxiliar na (o):

  • Construção do banco de imagens corporativo, com fotos dos colaboradores e dirigentes;
  • Cobertura fotográfica de eventos corporativos, premiações, coletivas de imprensa e ações promocionais e de marketing;
  • Making of da produção de vídeos institucionais;
  • Produção de imagens para o catálogo de produtos, folders e peças gráficas.

De acordo com o fotógrafo Eduardo Almeida, o trabalho deste profissional tem papel estratégico na imagem que a empresa quer construir perante seus públicos específicos, sobretudo, sua reputação.

“Não adianta a empresa ter um site incrível, se as fotos estão em baixa resolução e foram mal produzidas. É preciso encarar a comunicação de forma integrada, sem deixar o visual de lado”, reforça.

Assine nosso canal no Youtube para receber mais dicas semanais e aulas gratuitas sobre comunicação institucional.

Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?

Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!

Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Texto: Isabela Pimentel

Você também pode gostar de:

Newsletter

Receba os cases, notícias e novidades em seu e-mail.

Materiais Educativos

A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.

Acompanhe nossos materiais educativos