Como investir em Google Ads?
No vasto universo digital, não basta ter um site com layout bem estruturado e focado na experiência do usuário. É muito importante conhecer e dominar ferramentas como o Google Ads, uma plataforma totalmente dedicada a publicidade, na qual, através de pagamentos, os anunciantes conseguem dar mais visibilidades a conteúdos em texto, vídeos, informações sobre produtos, etc.
Mas, antes de sair investindo em Google Ads, é preciso conhecer os tipos de anúncio que podem ser criados para potencializar a visibilidade da sua marca na Internet. O uso desse tipo de ferramenta pode ser um grande diferencial para profissionais dos mais diversos ramos e segmentos.
Vamos conhecer os tipos de anúncio?
Um dos primeiros tipos é o anúncio na rede de pesquisa, considerado o formato mais simples e famoso do Google Ads. Eles são formados basicamente por textos e aparecem com a palavra “anúncio”, deixando claro que sua exibição é fruto de um investimento publicitário.
O segundo tipo de anúncio é o de rede Display, bem mais complexo que o anterior. Ao invés de ter somente texto, ele será visualizado em formato banner, também passando a ser encontrado em blogs, sites de notícias, portais, etc.
Para quem trabalha com a venda de produtos online e tem e-commerce, uma forma de fazer anúncios bem interessantes é o Google Shopping, que permite a geração de um tráfego maior para sua página, aumentando, em consequência, as suas chances de conversão em vendas.
Já no YouTube, é possível fazer sua inserção de anúncio, de acordo com nicho ou segmento, antes ou durante a exibição de determinado vídeo. Nessa mídia social em específico, se pode aplicar anúncios no formato banner gráfico, em vídeos que permite ‘pular a sua visualização’ ou não além dos cartões patrocinados, que são úteis para trazer informações relevantes para o espectador.
Investir no YouTube pode representar um grande diferencial para sua marca, pois atualmente, essa mídia social teve, desde 2017, uma elevada taxa de crescimento, sendo o meio preferido do brasileiro para assistir e acompanhar conteúdos em vídeo de acordo com a Pesquisa YouTube Insights.
Motivos para investir em Google Ads
Em mercados altamente competitivos, em que a atenção do leitor é disputada cada vez mais por diferentes produtos e serviços, não apenas de pequenas, mas também de marcas de médio e grande porte é preciso ter uma estratégia bem assertiva para ganhar destaque no universo digital.
O primeiro passo para conseguir se destacar é que a marca entenda muito bem sobre o comportamento do seu público, também chamado de persona pelos especialistas em marketing digital. Sem o entendimento do perfil, hábitos, preferências, estilo, canais que acessa, perfil de busca e termos que usa não é possível ter uma estratégia de conteúdo digital efetiva.
Separamos alguns bons motivos para você começar a investir em Google Ads, vamos lá?
1. Direcionamento do seu conteúdo para a persona ideal;
2. Aumento das taxas de alcance e visualização;
3. Geração de mais tráfego para seu site;
4. Aumento das taxas de conversão;
5. Maior lucratividade em sua loja online ou e-commerce;
6. Tornar sua campanha mais visível para o usuário correto;
7. Mensuração constante de resultados;
8. Obtenção de resultados em um intervalo de tempo menor, se comparado com as empresas que apenas investem na produção de conteúdo orgânico, ou seja, não patrocinado e em Searh Enginee Optimization (SEO);
9. Criação de anúncio atraentes e direcionados para “áreas quentes” do seu portal ou e-commerce, ou seja, aquelas que recebem uma elevada taxa de visualizações e, portanto, se torna relevante para sua estratégia de conteúdo e marketing digital.
Mas para conseguir todos os benefícios acima pontuados, você precisa muito mais do que sair criando uma conta no Google e redigir anúncios sem estratégia.
Para que dê certo e para que seu investimento em Google Ads renda bons frutos, alguns elementos são essenciais. Vamos conhecer melhor cada um desses elementos que permitirão otimizar sua estratégia de conteúdo e trazer mais resultado para seu negócio.
1. Realização de pesquisas, sejam elas entrevistas em profundidade ou aplicação de questionários para conhecer e mapear as personas da sua marca;
2. Uso de ferramentas de monitoramento para análise da concorrência e sua presença digital;
3. Uso do Adwords para pesquisa das melhores palavras-chave para seu nicho e segmento;
4. Criação de landing pages, ou seja, páginas de captura na qual, ao baixar um conteúdo, que funciona como ‘isca digital’, seu usuário irá preencher um formulário e iniciar sua jornada do topo do funil;
5. Ter um site com arquitetura de informação, navegação baseada na experiência do usuário, versão mobile e responsivo;
6. Conteúdo segmentado para cada persona com a qual sua marca dialoga;
7. Uso de técnicas como copywriting, que consiste na criação de textos persuativos, utilizando os chamados gatilhos digitais (escassez, afinidade, etc.);
8. Criação de estratégias de remarketing, ou seja, garantir que um usuário, após contato com seu anúncio e uma não conversão, continue visualizando sua oferta.
Por onde começar o trabalho com Google Ads?
Não adianta se apressar e começar a sair anunciando sem primeiro, entender a ferramenta, seu papel, os tipos de anúncios que podem ser criados, como escolher as palavras-chave e fazer segmentações.
Por isso, antes mesmo de ter um trabalho ativo de criação de anúncios no Ads, sua empresa precisará:
1. Ter um planejamento de marketing digital;
2. Desenvolver um plano estratégico;
3. Incluir o trabalho de produção de conteúdo no plano tático;
4. Analisar a verba disponível;
5. Ter um bom site para o qual os anúncios possam ser direcionados;
6. Investir em materiais gratuitos para geração de leads;
7. Alocar os recursos nas campanhas prioritárias;
8. Estabelecer métricas e KPIs;
9. Monitorar resultados;
10. Iniciar o trabalho de anúncios para aumentar a visibilidade de seus projetos, ofertas e conteúdos oferecidos.
Posso fazer o trabalho no Google Ads por minha conta e risco?
Caso você não tenha experiência em todas essas etapas, é importante contratar um profissional ou agência que possa ajudá-lo a potencializar resultados, minimizando erros e perda de capital investido.
Texto: Isabela Pimentel – Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
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