Unimed Sorocaba
Desafio:
A empresa não possuía um Plano de Comunicação Integrada, os fluxos e processos entre as áreas de interface não eram estruturados e não havia procedimentos. Também não havia um Programa de Comunicação e Marketing, nem Comitês de Colaboradores e Lideranças.
Serviços contratados:
Consultoria em Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Integrada e Mapeamento de Fluxos e Processos de Comunicação.
Plano de Implementação da Estratégia, com desdobramentos na criação de um Programa de Comunicação e Marketing e dos Projetos ‘Comitês de Embaixadores‘ e ‘Liderança Comunicadora‘.
Metodologias Utilizadas:
- Diagnóstico do macro, microambiente e das tendências;
- Mapeamento dos stakeholders e da presença digital;
- Proposição de melhorias nos processos;
- Mapeamento de todos os fluxos da área de Relações Públicas/Marketing/ Comunicação Institucional e suas interfaces;
- Indicação de manuais e procedimentos para fortalecimento da área;
- Plano de Implementação da Estratégia, com desdobramentos na criação de um Programa de Comunicação e Marketing e dos Projetos ‘Comitês de Embaixadores‘ e ‘Liderança Comunicadora’.
O que foi feito?
- Diagnóstico Completo de comunicação 360º: canais de comunicação interna, externa, online e offline, presença digital, site, redes sociais, palavras-chave, reputação buscadores, comunicação interna, estratégia de negócios e posicionamento;
- Análise da reputação, tendências, redes sociais e de buscadores;
- Mapeamento de stakeholders e composição da matriz de públicos;
- Análise de stakeholders;
- Análise da efetividade dos canais x stakeholders;
- Matriz de Canais x Eficácia;
- Mapeamento da autoridade do site e fontes de tráfego;
- Análise dos canais digitais;
- Diagnóstico das mudanças necessárias no relacionamento e comunicação com tais públicos por meio das mídias digitais;
- Mapeamento de fluxos atuais de comunicação e áreas de interrelação;
- Proposição de melhoria nos processos existentes na área de Comunicação e áreas de interface apontadas no Briefing;
- Construção do Mapa de Comunicação;
- Entrega do Planejamento de Comunicação e Marketing 2022;
- Recomendações Estratégicas;
- Plano de Implementação da Estratégia, com desdobramentos na criação de um Programa de Comunicação e Marketing e dos Projetos ‘Comitês de Embaixadores‘ e ‘Liderança Comunicadora’.



Resultados
Depoimento
O processo de consultoria foi excelente. Com a consultoria, conseguimos visualizar processos e partes envolvidas de forma mais clara e objetiva. O trabalho de vocês foi incrível! Comprometimento dos consultores e clareza nas entregas. Agradeço muito! Ter essa documentação em mãos nos ajudará a virar uma chave dentro da Unimed, enfim, conseguiremos sair do “achismo” e caminhar com planos concretos. Agradeço a cada um de vocês (...) vocês não imaginam o significado para mim! Fiquei emocionada!
Jenniffer de Moura
Coordenadora de Comunicação e Marketing

Caso tenha interesse em nossas consultorias, cursos, palestras e treinamentos in company, preencha o formulário abaixo.