SESCOOP/SC
Há mais de 20 anos, o Sescoop acompanha de perto as cooperativas brasileiras para oferecer soluções para a sustentabilidade do negócio, estando presente em todos os cantos do país, com um apoio especializado para as cooperativas.
Nome da marca:
Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).
Desafio:
A unidade contratante, Sescoop/SC, promove encontros nacionais para comunicadores e sentiu a necessidade de capacitá-los para prevenir riscos e gerenciar crises, pois eles eram ausentes na maioria das cooperativas, assim como Planos, Políticas e Programas de Comunicação.
Foi realizado um workshop in company para mais de 80 comunicadores de cooperativas de diversos segmentos, como saúde, energia, transporte, serviços e alimentação, muitos deles afetados pela Crise da Covid-19.
Ao longo das reuniões com a unidade promotora do treinamento (Sescoop/SC), a equipe da Comunicação Integrada auxiliou a empresa no levantamento de riscos, não apenas nos processos específicos de cada segmento, mas também em relação à comunicação digital e com os principais stakeholders.
Serviço contratado:
Workshop Gestão de Riscos Reputacionais.
Metodologias Utilizadas:
Gestão de Riscos e Prevenção de Crises: mapeamento de causas, levantamento de riscos, avaliação dos riscos (identificação e análise), mapeamento de eventos críticos, avaliação de risco (probabilidade x impacto), matriz de risco, priorização dos riscos por criticidade, análise de risco de continuidade e comunicação preventiva de riscos.
O que foi feito?
- Mapeamento de riscos de cooperativas dos segmentos de saúde, transporte, energia, serviços e alimentação;
- Treinamento de mais de 80 profissionais da área de comunicação das cooperativas, envolvendo profissionais da gestão;
- Construção de mapas de riscos;
- Recomendações de treinamento de porta-vozes;
- Diretrizes para criação de uma cultura preventiva;
- Orientações para elaboração do Plano de Crise das cooperativas;
- Insights para criação de manuais de relacionamento com imprensa, de crise e redes sociais;
- Modelos de Planos de Comunicação, Crise, Imprensa e redes sociais.
Resultados
Depoimento
Muito obrigada por tudo, Isabela. Todos gostaram muito, principalmente porque abordou os problemas diários enfrentados pelas nossas cooperativas de forma prática e didática e como podemos prevenir e gerenciar crises.
Emanuelle Gomes
Coordenadora - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)
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