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SESCOOP/SC

Há 20 anos, o Sescoop acompanha de perto as cooperativas brasileiras para oferecer soluções para a sustentabilidade do negócio, estando presente em todos os cantos do país, com um apoio especializado para as cooperativas.

Nome da marca:

Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Desafio:

A unidade contratante, Sescoop/SC, promove encontros nacionais para comunicadores e sentiu a necessidade de capacitá-los para prevenir riscos e gerenciar crises, pois eles eram ausentes na maioria das cooperativas, assim como Planos, Políticas e Programas de Comunicação.

Foi realizado um workshop in company para mais de 80 comunicadores de cooperativas de diversos segmentos, como saúde, energia, transporte, serviços e alimentação, muitos deles afetados pela Crise da Covid-19.

Ao longo das reuniões com a unidade promotora do treinamento (Sescoop/SC), a equipe da Comunicação Integrada auxiliou a empresa no levantamento de riscos, não apenas nos processos específicos de cada segmento, mas também em relação à comunicação digital e com os principais stakeholders.

Serviço contratado:

Workshop Gestão de Riscos Reputacionais.

Metodologias Utilizadas:

Gestão de Riscos e Prevenção de Crises: mapeamento de causas, levantamento de riscos, avaliação dos riscos (identificação e análise), mapeamento de eventos críticos, avaliação de risco (probabilidade x impacto), matriz de risco, priorização dos riscos por criticidade, análise de risco de continuidade e comunicação preventiva de riscos.

O que foi feito?

  • Mapeamento de riscos de cooperativas dos segmentos de saúde, transporte, energia, serviços e alimentação;
  • Treinamento de mais de 80 profissionais da área de comunicação das cooperativas, envolvendo profissionais da gestão;
  • Construção de mapas de riscos;
  • Recomendações de treinamento de porta-vozes;
  • Diretrizes para criação de uma cultura preventiva;
  • Orientações para elaboração do Plano de Crise das cooperativas;
  • Insights para criação de manuais de relacionamento com imprensa, de crise e redes sociais;
  • Modelos de Planos de Comunicação, Crise, Imprensa e redes sociais.

Resultados

Preparação das equipes para implementar o Planejamento de Comunicação e as ações de prevenção de riscos e crises no cotidiano das cooperativas.
Construção de Mapas de Riscos e protocolos de prevenção.
Fortalecimento da relação com a imprensa e formadores de opinião.

Depoimento

Muito obrigada por tudo, Isabela. Todos gostaram muito, principalmente porque abordou os problemas diários enfrentados pelas nossas cooperativas de forma prática e didática e como podemos prevenir e gerenciar crises.

Emanuelle Gomes

Coordenadora - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop)

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