case

Optum Global Solutions – Curitiba/PR

A Optum é parte do UnitedHealth Group, empresa de serviços de saúde e inovação que opera em 150 países na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia-Pacífico e Oriente Médio.

Desafios:

A empresa não possuía Planejamento de Comunicação Integrada, os canais não dialogavam entre si e nunca havia sido feito um processo de Diagnóstico para avaliar os gaps existentes.

A partir do trabalho de Diagnóstico, foram identificados os gaps e proposto um Plano de Comunicação Integrada que resultou na melhoria dos fluxos e processos da empresa e seus setores estratégicos.

Serviço contratado:

Consultoria em Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Integrada.

Metodologias Utilizadas:

  • Diagnóstico 360º (pesquisa de comunicação, entrevistas em profundidade, grupos focais, benchmarking, mapeamento de concorrentes, além das auditorias de presença digital e ranqueamento, macro e microambiente, auditoria de reputação, tendências, análise das redes redes sociais, relacionamento com stakeholders, práticas comunicativas, matriz de canais e da análise da área de comunicação, com escopo, fluxos e processos).
  • Planejamento de Comunicação Integrada (matriz poder x influência, matriz de comunicação e canais, rede decisória, matriz de concorrentes, mapa perceptual, canvas da comunicação, matriz GUT, entre outros).

Diagnóstico 360º

  • Diagnóstico do macro, microambiente e das tendências do setor;
    Mapeamento dos públicos de interesse e da presença digital da marca;
  • Análise dos concorrentes diretos e indiretos;
  • Análise da comunicação da matriz e das filiais globais;
  • Proposição de melhorias nos processos;
  • Mapeamentos de fluxos de comunicação entre lideranças e setores;
  • Indicação de manuais e procedimentos para fortalecimento da área;
  • Criação de Plano de Melhorias para curto, médio e longo prazo;
  • Entrega do Plano de Comunicação Integrada.

Resultados

Melhoria nos fluxos e processos de comunicação entre lideranças e setores.
Disseminação da cultura de comunicação entre as áreas.
Fortalecimento da área de comunicação interna na sede do Brasil.
Estruturação de ações estratégicas para os principais stakeholders.

Depoimento

A consultoria foi extremamente personalizada e contribuiu para a estruturação da área e criação do plano de comunicação integrada.

Michela Schlosser

Comunicação na Optum Global Solutions, Curitiba/PR.

mulher

Caso tenha interesse em nossas consultorias, cursos, palestras e treinamentos in company, preencha o formulário abaixo.