case

Bio-Manguinhos/Fiocruz

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) é a unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) responsável por pesquisa, inovação, desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, reativos e biofármacos voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional. O Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV) do Instituto é um dos maiores centros de produção da América Latina.

Desafio:

A área de comunicação da unidade não possuía um Planejamento Integrado, nem procedimentos, protocolos e políticas de prevenção de crises, além de não atuar de forma proativa no relacionamento com stakeholders. Dessa forma, fomos contratados para mapear gaps, melhorar fluxos e processos e estruturar uma comunicação integrada e preventiva, com foco no fortalecimento da reputação.

Serviços contratados:

Consultoria em Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Integrada, Consultoria em Mapeamento de Fluxos e Processos em Comunicação, Consultoria em Gestão de Riscos Reputacionais e Prevenção de Crises Corporativas.

Metodologias Utilizadas:

  • Diagnóstico 360º (pesquisa de comunicação, entrevistas em profundidade, grupos focais, benchmarking, mapeamento de concorrentes, além das auditorias de presença digital e ranqueamento, macro e microambiente, auditoria de reputação, tendências, análise das redes sociais, relacionamento com stakeholders, práticas comunicativas, matriz de canais e da análise da área de comunicação, com escopo, fluxos e processos).
  • Planejamento de Comunicação Integrada (matriz poder x influência, matriz de comunicação e canais, rede decisória, matriz de concorrentes, mapa perceptual, canvas da comunicação, matriz GUT, entre outros).
  • Gestão de Riscos Reputacionais e Crises (mapa de risco, matriz de priorização, plano de ação, etc.) e mapeamento de fluxos e processos (BPM).

O que foi feito?

  • Planejamento estratégico de campanhas de comunicação;
  • Pesquisas de Comunicação e Diagnóstico;
  • Gestão integrada de projetos da comunicação com funcionários, parceiros e stakeholders diversos;
  • Consultoria e realização de treinamentos na área de comunicação corporativa para outros setores da unidade, com foco especial nos líderes.

Resultados

Diagnóstico de Comunicação Integrada.
Pesquisa de Comunicação com + de 700 colaboradores.
Mapeamento de Canais de Comunicação.
Criação da Intranet e novo site institucional.
Desenho de todos os processos e fluxos de comunicação com áreas de interface.
Criação do Plano de Comunicação Quadrienal, além de todos os guias e procedimentos (relacionamento com a imprensa, política de redes sociais etc.).
Mapeamento de riscos relacionados aos produtos e à imagem e reputação.
Implementação da matriz de risco, mensagens-chave e procedimentos preventivos.

Depoimento

Recomendo a profissional Isabela Pimentel, tendo atuado em diversos projetos, que vão desde campanhas de comunicação interna, até o gerenciamento de crises e planejamento estratégico de comunicação. No período em que fui diretor da Instituição, gerenciei diretamente a Isabela e suas atividades na assessoria de comunicação, atuando juntos em diversos lançamentos de produtos, interações com a mídia, eventos técnicos e científicos. Assim sendo, é com grande satisfação que recomendo seu trabalho na área de comunicação corporativa.

Artur Roberto Couto

Diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

mulher

Caso tenha interesse em nossas consultorias, cursos, palestras e treinamentos in company, preencha o formulário abaixo.