Aspen Pharma
A Aspen Pharma do Brasil é subsidiária da Aspen Pharmacare, líder do continente africano e uma das 20 maiores do segmento.
Desafios
A empresa multinacional não possuía um setor de Comunicação no Brasil nem qualquer planejamento para a área, diretamente ligada à Diretoria. A partir do diagnóstico de comunicação realizado, a Aspen Pharma pôde ter uma percepção dos principais gaps na área de comunicação e relacionamento com stakeholders e assim, aprimorá-los de forma a ter mais resultados e potencializar sua reputação.
Serviços contratados
Consultoria em Diagnóstico e Planejamento de Comunicação Integrada, Mapeamento de Fluxos e Processos em Comunicação e Marketing, e Gestão de Riscos Reputacionais e Prevenção de Crises.
Metodologias Utilizadas
- Diagnóstico 360º (pesquisa de comunicação, entrevistas em profundidade, grupos focais, benchmarking, mapeamento de concorrentes, além das auditorias de presença digital e ranqueamento, macro e microambiente, auditoria de reputação, tendências, análise das redes sociais, relacionamento com stakeholders, práticas comunicativas, matriz de canais e da análise da área de comunicação, com escopo, fluxos e processos).
- Planejamento de Comunicação Integrada (matriz poder x influência, matriz de comunicação e canais, rede decisória de comunicação, matriz de concorrentes, mapa perceptual, canvas da comunicação, matriz GUT, entre outros).
- Planejamento de Comunicação Integrada (matriz poder x influência, matriz de comunicação e canais, rede decisória de comunicação, matriz de concorrentes, mapa perceptual, canvas da comunicação, matriz GUT, entre outros).
O que foi feito?
- Diagnóstico de Comunicação Integrada, mapeamento de canais, criação do escopo dos projetos da TV Corporativa, Intranet e novo site institucional;
- Desenho de todos os processos e fluxos de comunicação;
- Criação do Plano Integrado de Comunicação bianual da companhia, além de todos os guias e procedimentos (relacionamento com a imprensa, política de redes sociais etc.);
- Estruturação da área de comunicação, seus fluxos e processos de interface com os demais setores e sedes globais da companhia,
- Mapeamento de riscos relacionados aos produtos-chave e à imagem e reputação;
- Implementação da matriz de risco, mensagens-chave e procedimentos preventivos;
- Entrega do Plano de Crise e de Continuidade de Negócios (BCP);
- Interface com equipe global para melhorias nos canais nacionais e com equipe médica para campanhas destinadas a esse público (ex: anestesiologia, segurança do paciente).



Resultados

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