32 passos para identificar fake news
Fake news são um desafio para os dias atuais. Uma das maiores preocupações no mundo digital atualmente são a propagação de notícias falsas, levando alguns a considerarem os tempos atuais como “a era da pós-verdade”.
Isso significa que, cada vez mais, usuários de sites e redes sociais vêm sendo enganados pelas fake news, levando-os a tomarem atitudes pouco louváveis por conta de desinformação.A popularização das redes sociais digitais facilitou o compartilhamento de notícias e transformou o cidadão comum em potencial produtor de conteúdo, bastando apenas ter acesso a um dispositivo móvel conectado à internet. Mas, por outro lado, outro fenômeno ganhou maiores proporções: a difusão de boatos.
Cuidando das fake news
É nesse contexto de viralização de mensagens e produção de conteúdo por múltiplos emissores que a detecção de rumores e identificação de suas origem desafia o trabalho dos profissionais que lidam com redes sociais, especialmente devido aos potenciais impactos que essa dispersão pode trazer para a imagem e reputação institucionais.
Para evitar que você seja pego nesse tipo de situação, muito comum em grupos do WhatsApp, por exemplo -, criei 32 passos para identificar se uma notícia é real ou fake!
Confira abaixo:
Texto
Há uma formatação incorreta e fora dos padrões?
Há uso exacerbado de adjetivos?
São verificados muitos erros de ortografia?
As datas são verdadeiras ou é uma notícia ou boato antigo sendo novamente compartilhado?
O texto tira o crédito de outros e diz ser a revelação de um fato ocultado pela mídia tradicional?
Fotos
As imagens parecem reais ou manipuladas?
É possível encontrar a foto original fazendo a chamada busca reversa da imagem? (use aplicativos como Tineye ou o próprio Google e Bing)
A foto usada na matéria tem citado de onde foi retirada (fonte)?
Tom
Essa reportagem tem tom de brincadeira ou ironia?
É uma paródia de algum acontecimento recente?
Fonte
O texto, vídeo ou áudio está sendo compartilhado sem atribuição clara de ao menos uma fonte?
Os especialistas consultados são conhecidos?
Esses profissionais são credenciados a instituições renomadas?
A fonte a qual é atribuída a notícia tem uma boa reputação?
A fonte é reconhecida como autoridade em seu meio?
É possível identificar a fonte original e primária de onde partiu a informação? (transparência das fontes é um critério para o fact checking)
Isso consta nos canais oficiais do órgão citado na matéria falsa ou no boato?
É possível obter uma outra versão do dado consultando a assessoria do órgão oficial citado?
As fontes de onde o autor da notícia retirou os dados são claras?
Checagem das fake news
Analise o site: esse canal costuma publicar notícias assim, para conseguir likes?
Essas fontes podem ser rechecadas e consultadas?
É possível fazer o cruzamento de fontes (digite essa informação em algum mecanismo de busca e veja se foi reproduzida em outros canais)
É possível consultar o histórico da página que publica a informação?
Quem deu as declarações são autoridades no assunto ou perfis fake?
Reprodução
Essa notícia saiu em outros sites?
Essa notícia foi compartilhada por algum órgão oficial?
Essa notícia está sendo compartilhada nas redes sociais?
A versão da notícia foi esclarecida por sites especializados em checagem como E-farsas e boatos.org?
Há fontes de apoio que confirmam o que a notícia diz?
Perfis fakes nas redes sociais estão contribuindo para a difusão dessa notícia?
Texto: Isabela Pimentel
*Jornalista, Historiadora e Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação
Gostou do texto?
Então, se gostou do texto e acompanhe nossos conteúdos estratégicos, assine nossa newsletter para receber dicas de #Estrategia e #planejamentodecomunicacao todo mês.
Aprofunde ainda mais seus conhecimentos em planejamento de comunicação integrada e gestão de projetos na Formação Completa.
Assim, acompanhe também as aulas estratégicas toda quinta em nosso Youtube.
Confira também as etapas do planejamento de comunicação integrada
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.