Avalie o Grau de Integração da Comunicação® (GIC) da sua empresa e obtenha insights estratégicos.

3 tipos de influenciadores digitais para investir

Como reconhecer os tipos de influenciadores digitais? Confira nosso artigo e crie sua estratégia

Por: Isabela Pimentel

Publicado em: 07/04/2020

Compartilhe:

Assim como temos diferentes categorias de produtos e serviços, também temos tipos distintos de influenciadores  digitais, e o momento certo para trabalhar cada um deles em nossa estratégia de marca.

Apesar disso,  muita gente ainda acha que influência é só quantidade de likes.

Lembra da última vez que você convidou um influenciador digital para sua campanha, pois ele tinha muitos likes?

Acabou que a reputação dele estava ruim e o conteúdo nem gerou o engajamento esperado. Você tinha dúvidas se daria certo, mas, acreditou que o número de seguidores era bacana e colocou a campanha para rodar. 

Um erro dos profissionais e agências é não considerar que é preciso ter um trabalho de estratégia de marca com esses influenciadores digitais.

Quais são os tipos de influenciadores?

influenciadores digitais
Influenciadores

Assim sendo, um dos primeiros tipos de influenciadores que você precisa conhecer é o sentinela. Esse perfil não publica muita informação, o faz de maneira menos recorrente, mas seus conteúdos e capacidade de análise chamam atenção. Ele  é ideal para marcas maduras e já consolidadas.

Influenciador digital especialista

Um segundo tipo é o formador de opinião ou especialista. Assim que acontece um fato, ele rapidamente produz uma análise e seu ponto de vista se destaca da multidão, ele gera engajamento com sua visão de mundo. Perfis assim são muito bons para lançamentos e eventos.

Agora, temos um último tipo que é indicado para setores como moda, tecnologia e produtos em geral: os críticos.

Quem são os influenciadores digitais críticos?

Ao contrários dos formadores de opinião, os críticos demoram mais a produzir conteúdos, pois fazem análises, comparam produtos e escrevem reviews, geralmente, também gravam vídeos.

Além disso, também podemos trabalhar influenciadores específicos, nas diferentes etapas do funil,  em que esteja nossa persona, de acordo com os estudos do professor  Edney Souza.

Assim, repare  que se sua estratégia for divulgar uma campanha de forma massiva, celebridades são uma ótima opção, ao passo que se você que aumentar a consideração e reconhecimento sobre o seu produto, o ideal é focar em especialistas.

Veja como, por sua capacidade de gerar afinidade com as audiências, os microinfluenciadores, e seu jeito “gente como a gente”, são capazes de impulsionar vendas.

Chegou a hora de mudar!

Penssando nessas estratégias para trabalhar com influenciadores digitais relevantes para sua marca, criamos esse checklist inédito.

Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.

Confira também nossos materiais gratuitos sobre influenciadores digitais

Texto: Isabela Pimentel 
*Jornalista, Historiadora e  Especialista em Comunicação Integrada
Imagem: Divulgação

Isabela Pimentel

Doutoranda em Comunicação (PUC Rio).Mestre em Mídias Digitais (UFRJ), Especialista em Gestão da Comunicação (Projetos e Processos), Estratégias Integradas e Conteúdo Digital, Professora, Pesquisadora, Certificada em Content Strategy pela Hubspot e Content Entrepreneurship pela The Tilt, do Joe Pulizzi. Autora dos livros “Ouvi Dizer” e Guia da Gestão Integrada'. Já gerenciou mais de 35 projetos.

Você também pode gostar de:

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

Como ter uma comunicação estratégica com equipes?

É preciso ouvir os funcionários, conhecer seus hábitos, o que preferem ler, a forma como desejam receber determinada mensagem. Entenda sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Métodos digitais de pesquisa

Métodos digitais de pesquisa

Aprenda mais sobre a utilização de métodos digitais na pesquisa em comunicação integrada e saiba como utilizar na sua equipe.

Por: Isabela Pimentel

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

Tendências de Comunicação, redes sociais e Marketing 2026

À medida que nos aproximamos de 2026, o panorama da comunicação integrada e do marketing está moldado por um choque transformador: a curadoria humana.

Por: Isabela Pimentel