Design Thinking: possíveis aplicações em RH
A metodologia Design Thinking propõe para a solução de problemas, o equilíbrio entre o pensamento intuitivo e o pensamento analítico.
Enquanto o primeiro gera inovação, o segundo reduz os riscos. O que mais o RH precisa? O novo conceito pode ser uma possível solução para tornar o setor mais inovador e estratégico.
Para entender melhor o conceito, vamos analisar como o Design Thinking é divido, conhecendo cada uma de suas técnicas e como podem ser aplicadas no universo dos recursos humanos.
Imersão
Conjunto de técnicas para conhecer em profundidade as necessidades e expectativas de quem realmente utilizará seus serviços, ou seja, o cliente. Para o RH, o cliente ora é a empresa, ora é o colaborador. Portanto, é indispensável tanto um mergulho na realidade do colaborador (empatia) quanto no negócio da empresa!
Projetos que consideram as expectativas e opiniões dos usuários possuem muito mais chances de terem sucesso. Um exemplo? A questão dos uniformes nas empresas. Poucas buscam a opinião dos colaboradores antes de confeccioná-los e acabam não levando em conta muitas vezes aspectos essenciais, tais como: o clima do local, as atividades do cargo, o conforto, entre outras questões importantes para aqueles que vão utilizar o uniforme diariamente.
Co-criação
Nessa fase, designers, clientes e demais interessados criam e desenvolvem juntos as possíveis soluções. O RH não realiza sozinho, é essencial o alinhamento com gestores, colaboradores e demais departamentos.
Nada melhor que um trabalho interdisciplinar, que considere diferentes pontos de vista e a opinião de profissionais de diferentes áreas e formações. As empresas mais criativas, para desenvolverem seus projetos, reúnem profissionais de diferentes áreas, criando diversidade, que estará certamente retratada no resultado final. A IDEO, renomada empresa de inovação que possui clientes como Apple, Microsoft, Nike e Pepsi-Cola, inclui no processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços profissionais de áreas distintas, tais como, Engenharia, Marketing, Psicologia, Biologia, entre outras.
Prototipação
A partir da análise das soluções mais viáveis, protótipos de baixo custo são confeccionados para que as soluções sejam experimentadas antes de implementadas. Projetos piloto evitam perda de tempo e dinheiro. Antes de implementar uma mudança, é necessário testá-la! Quantos projetos naufragam por conta de terem sido imediatamente implementados?
Muitas vezes, melhorias necessárias poderiam ter sido identificadas no projeto piloto, evitando elevados custos e até inviabilidade quando o projeto já está rodando em grande escala. Em RH, vale para treinamentos e avaliações de desempenho, por exemplo. Antes de implementá-los, teste-os, verifique se funcionam mesmo conforme o planejado antes de expandir para toda a organização, assim terá tempo hábil para realizar possíveis ajustes.
No Brasil, empresas como SAP e Hyatt já utilizam a metodologia Design Thinking para melhorar processos em Recursos Humanos. É uma tendência que pode contribuir para um tornar o RH verdadeiramente mais estratégico e inovador!
Fontes:
IDEO – Process Criativo na Prática
Revista Exame – RH Inovador/
Texto: Fernanda Monsores*
* Fernanda Monsores possui formação em Sociologia pela UFRJ e em Gestão de RH pela Universidade Cândido Mendes. Experiência generalista em RH adquirida em empresas nacionais e multinacionais de grande porte. Atuação como Consultora de Recursos Humanos. Contato: fmonsores@outlook.com
Imagem: Design de Conversas
Quer saber mais sobre planejamento de comunicação?
Assista mais de 200 vídeos em nosso canal do Youtube sobre planejamento de comunicação. Aproveite para se tornar um comunicador mais estratégico!
Confira também 10 livros essenciais sobre comunicação integrada.
Então, se quiser se aprofundar ainda mais e adquirir conhecimentos bem estruturados sobre como planejar, gerir e monitorar a comunicação digital, conheça nossa FORMAÇÃO COMPLETA EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA, a única no mercado.
Você também pode gostar de:
Categorias do Blog
Materiais Educativos
A partir da nossa expertise em Planejamento de Comunicação, Estratégia e Gestão de Projetos, desenvolvemos diversos materiais educativos para sua empresa.